Os cistos mamários são motivo de inúmeras consultas e dúvidas frequentes em consultórios de Mastologia. Fazem parte do processo de envelhecimento natural do tecido mamário e ocorrem em aproximadamente 75% das mulheres. Podem surgir rapidamente, de um dia para o outro, e a história típica é a de uma mulher que tem exames absolutamente normais, porém no dia seguinte pode acordar com um nódulo de mama.

O aparecimento é súbito e, na maioria das vezes, os cistos desaparecem espontaneamente com o passar do tempo, pois a área cística passa a ser reabsorvida ou progressivamente substituída por gordura. Portanto, os cistos mamários estão envolvidos com o processo de maturação e atrofia da glândula mamária. Este processo, de um modo geral, inicia em torno dos 27 aos 30 anos e perdura até a menopausa. Em mulheres que fazem terapia hormonal de substituição é frequente o achado de cistos mamários, mesmo após a menopausa.

Juntos somos mais fortes

Você pode fazer esse movimento ir ainda mais longe

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos, familiares e pessoas que precisam saber disso. Publique nas redes sociais com a #CâncerDeMamaTemCura e faça parte desse movimento!